Para uma lavoura de milho de 10 hectares, qual o melhor sistema de irrigação? Aspersão ou gotejamento? O exemplo no vídeo acima que neste caso o melhor sistema a ser implantado é o de aspersão. Mas por que esta é a melhor opção de irrigação para uma lavoura de milho deste tamanho?.
A irrigação por aspersão se adapta perfeitamente as culturas de ciclo anual, como é o caso da cultura do milho. Em uma área de 10 hectares de plantio é ideal que se utilize o sistema de aspersão. A aspersão deve acompanhar a altura do milho, a medida que ele vai crescendo as hastes do aspersor devem ser elevadas, caso contrário as folhas da própria cultura irão interceptar o jato de água e aí nem todas as plantas receberão a água necessária.
O sistema de gotejamento poderia ser aplicado na cultura do milho? Tecnicamente sim, mas o custo seria muito elevado e inviabilizaria o uso do sistema, o custo seria praticamente o dobro da aspersão. Utilizaria mais mão de obra e muitas mangueiras devido ao espaçamento reduzido da cultura.
Já em áreas maiores, com mais de 50 hectares, o mais econômico é o uso do pivô central para irrigação da lavoura.
Fábio Xavier
Tecnologia em Agronegócios
Apoio:
Tags
Artigos